11 de abr. de 2014

Ayurveda na Gestação.:Parte I




Vou aos poucos colocar aqui os ensinamentos do Ayurveda durante a gestação. Essa medicina milenar e tão sábia nos ensina como manter o corpo, mente e alma em equilíbrio nessa fase tão importante na vida de nós mulheres. Aqui a primeira parte de uma série de postagens. 

Namastê!

Para gerar um bebê feliz e saudável é necessário que os pais estejam com uma saúde plena e muito felizes. Uma mãe saudável, de bem consigo mesma, com um bom agni (o nosso fogo digestivo) e a imunidade equilibrada é a receita certa para se ter uma gestação tranqüila.

O Ayurveda para gestantes ajuda a nutrir todos os aspectos da mulher durante esses nove meses tão importantes em sua vida.

A mãe durante a gestação é o UNIVERSO do bebê. É sua casa, seu lar , seu mundo particular. Tudo o que a mãe come, bebe, tudo o que ela sente e pensa, tudo o que ela vê e faz tem uma conexão direta com o seu bebê.

O Ayurveda ensina como gerar um bebê mais saudável, mais feliz e conectado com seus pais e familiares.

Através dessa ciência milenar, a gestante aprende quais os melhores alimentos para essa fase, qual a rotina a ser seguida, que tipos de exercício, livros, musicas e outras experiências são benéficas para uma maior conexão com seu filho.

Ter filhos é um processo natural da vida. As mulheres foram feitas para atravessar esse período de uma forma totalmente equilibrada, elas precisam somente se re-conectar com seus ritmos internos.

O Ayurveda cria um equilíbrio entre a mãe, seu bebê e o relacionamento dos dois.

O pós parto é uma fase de extrema importância para a mãe. Ela precisa de cuidados extras nesse período pois tem que cuidar e amamentar o seu filho que acaba de nascer.

Portanto a mãe precisa reequilibrar o seu organismo, que agora não possui mais uma outra vida dentro de si.

É preciso voltar ao seu estado natural, fortalecer seu corpo e suas emoções e aumentar seu agni que fica muito fraco apos o parto.

Para um casal que está planejando ter um bebê, é importante determinar se eles estão com qualquer tipo de desequilíbrio em seus Doshas, e assim recomendar dieta e exercícios e uma rotina adequada.

Como Apana Vayu mantêm as condições naturais do útero e dos órgãos envolvidos na gestação para uma gravidez saudável?

A concepção, a gestação e o pós-parto são governados pelo sub-dosha de Vata, chamado de Apana Vayu e para se entender todos esses processos, é preciso entender como funciona Apana Vayu.

Cada dosha (Vata, Pitta ou Kapha) possui 5 sub-doshas e cada um governa uma parte diferente do corpo. Como Vata controla tudo o que é movimento dentro do organismo, então cada um dos 5 sub-doshas de Vata comanda um tipo de movimento dentro de diferentes partes do corpo.

Apana Vayu, está localizado no cólon e baixo ventre e governa todos os movimentos descendentes como as eliminações, menstruação e o movimento de expulsão na hora do parto.

Quase todas as funções do útero durante a menstruação, gravidez e parto são controlados por Apana Vayu. Assim como o crescimento e a diferenciação dos órgãos do feto.

Por isso é de vital importância manter Apana Vayu em equilíbrio.

Se ele estiver muito fraco ou muito forte pode causar problemas durante a gravidez. Um exemplo disso, é que se Apana Vayu não estiver funcionando normalmente, pode ocorrer alguma mudança na posição do feto ou até casos de infertilidade.

Ansiedade e nervosismo durante a gravidez, também indicam um desequilíbrio no dosha Vata e pode ser aliviado com uma dieta nutritiva e bastante repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário